segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PROJETO EXECUTIVO - PARTE 02

 Um bom projeto executivo não se deve unicamente as representações gráficas aonde plantas, cortes, elevações e em memoriais descritivos do projeto final desempenham um papel importante nas decisões tomadas pelo arquiteto e sua equipe em busca das melhores alternativas para satisfazer seus clientes.


 Quando iniciamos um projeto neste nível técnico devemos levar em consideração que todas as plantas de projeto tem grande possibilidade de serem compartilhadas e compatibilizadas com outros profissionais, como, engenheiros, fornecedores, pedreiros, empreiteiros ou construtoras e com o próprio cliente que deseja estar informado sobre o andamento da obra e outras possibilidades com as quais devemos nos preocupar.

Quando o projeto sai de nossas mãos ele pode tomar diversos rumos como ir parar em mãos de pessoas que não 
possuem o conhecimento técnico para ler e interpretar as plantas, no exemplo abaixo podemos ver como um projeto destes pode confundir até mesmo profissionais com anos de experiência, já que os excessos num projeto executivo são comparáveis a burocracia de diversos órgãos públicos.



É preciso ficar atento ao andamento do projeto pois não é 
incomun profissionais deixarem de lado o projeto e partir para ação de acordo com o que é explicado pelo arquiteto/engenheiro durante reuniões em obra.
Revisões em projetos são comuns então mantenha sua equipe sempre atualizada com as últimas modificações das plantas e novamente se reunir em obra para rever o que foi
feito e explicar as novas modificações.

    
Como parte do projeto executivo temos também as plantas de detalhamento e ampliações, nestas representações focamos em ir mais afundo nos projetos chegando por diversas vezes a desenhar os parafusos que fixam os armários na parede, desenhar janelas e portas com todos os seus detalhes para não criarmos uma armadilha para nós mesmos ! No papel tudo é possível mas no canteiro de obras milímetros e centímetros podem inviabilizar a execução de nosso projeto, mas tudo isto é possível de ser evitado,buscando ter o máximo de informações junto aos fornecedores (sites, ligações ao departamento técnico, reuniões junto a representantes, construtores, etc) com isso tornamos todos os processos mais eficientes e preservamos o nosso precioso tempo.

É muito importante conhecer o executor da obra e a partir do nível técnico do construtor, desenhar o projeto executivo com as ampliações e detalhamentos. Afinal de contas  não adianta ter uma planta rica em detalhes e representações de execução sem ter quem a entenda???
 
 
Um bom projeto é aquele aonde o pedreiro, eletricista, encanadores , etc; possam trabalhar com eficiência, executando o serviço sem precisar tomar decisões que caberiam a equipe de projeto.



Você saberá se tem um bom projeto em mãos observando como os profissionais estão trabalhando. Se não te ligam a todo instante para tirar dúvidas ou então notando o número de visitas a obra para orientar os profissionais.  

 
REFORMAS RESIDÊNCIAIS E PREDIAIS - Conte com profissionais habilitados a executar sua obra e profissionais prontos para gerenciar seu investimento.
Não perca um centavo do seu investimento, reformas com projetos e orçamentos ao seu dispor antes mesmo da compra de bloco.

PLANEJAMENTO TRAZ MAIOR EFICIÊNCIA, PRAZOS COM ALTERAÇÕES MÍNIMAS, MENOR DESPERDÍCIO DE MATERIAL E UM CANTEIRO DE OBRAS SEGURO.

É ASSIM QUE NÓS PENSAMOS, E É ASSIM QUE NÓS FAZEMOS.


CONTATO: ewerton.souza@ymail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário