segunda-feira, 15 de abril de 2013

PLANO DE MARKETING ESTRATÉGICO


“A formação adequada do Arquiteto, a divulgação inteligente do seu trabalho e a caracterização mais nítida das suas atribuições e responsabilidades, são temas fundamentais a serem analisados como um todo, diante das opções de uma nova sociedade”.
“Nesse cenário, profissionais recém-formados, lado a lado com veteranos como a gente, se iludem ou são iludidos e seguem como tripulantes de um mesmo barco furado”.
(Joel Campolina – arquiteto – 2005:02)

TARGET

Oferta de serviços de arquitetura em projetos, obras, reformas, interiores, ofertas de serviços de construção civil em geral.
Prestação de serviços a escritórios de arquitetura, engenharia, projetos arquitetônicos, projetos executivos e detalhamentos, cadista.
Projetos técnicos para prestadores de serviço, marcenarias, serralherias, vidraçarias, empreiteiros, mestre-de-obras e encarregados.

MARKETING



Marketing de serviços
Comportamento do consumidor

LINHA DE PRODUTOS


v  Projetos Arquitetônicos:
v  Projeto de Arquitetura
v  Projetos Complementares
v  Projetos de Interiores
v  Projetos de Reformas
v  Projetos Executivos
v  Projetos de Detalhamento
v  Projetos Legais
v  Memorial Descritivo
v  Orçamentos
v  Gestão de Obras
v  Acompanhamento de Obras



POLÍTICA DO PRODUTO

O nicho de mercado deve ser o mais específico possível para a formação de uma identificação com o produto oferecido. Quanto maior a quantidade de serviços oferecidos torna-se mais difícil a fidelização de clientes e a indicação de sua empresa como oferta de serviço especializado.

Produzir serviços de qualidade que atendam as necessidades do cliente.
O serviço deve atender integralmente as necessidades do cliente, tais necessidades devem ser atendidas no começo, meio e fim do projeto, tornando-o parte da solução e não do problema.
Não a limites para a qualidade do serviço a ser oferecido, o fator limitante para o serviço oferecido deve estar intimamente ligada a capacidade de custeio desta por parte do cliente.

Aprimoramento profissional constante, através de treinamentos, cursos, palestras, seminários, periódicos, literatura técnica, produção cientifica, etc.
Todo este processo abre a oportunidade para novas oportunidades profissionais.

Parcerias produtivas devem ser as aliadas de um bom negócio, parcerias servem para suprir carências e aumentar o potencial do escritório, expandir horizontes, reduzir custos.
Bons parceiros o ajudam a manter uma imagem forte no mercado, parcerias fracas podem demolir a imagem profissional adquirida.

POLÍTICA DE PROMOÇÃO E PÓS-VENDA

A qualidade do serviço prestado a atenção dispensada ao cliente potencializa a promoção inter clientes uma eficaz forma de prospecção de clientes.
Para tanto é preciso despertar o comentário positivo a respeito da imagem profissional

POLÍTICA DE PREÇOS

A precificação dos serviços deve ser ordenada e objetiva para criar e facilitar os métodos de cobrança e aplicação promocional de descontos, isenções, formas de pagamento e demais negociações.

POLÍTICA DE PRAZOS E METAS

Prazos cumpridos tornam metas mais factíveis de serem atingidas.
Todo e qualquer prazo é de real importância, os cronogramas de prazos de obra e pagamentos facilitam o gerenciamento e o direcionamento de novas ações e investimentos,
Prazos que  variam de forma inconstantes alteram os valores finais do serviço encarecendo-o e por vezes inviabilizando o projeto ou paralisando no meio do processo.

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE


O mercado de arquitetura produz serviços diferenciados e portanto necessita de clientes diferenciados.
Clientes em potencial devem não somente serem conquistados como mantidos e multiplicados.
A mobilidade requerida dos profissionais da área torna vital o uso dos diversos meios de comunicação, como telefonia, internet, malas diretas, secretária eletrônica e caixas de mensagens, viabilizam o trabalho de marketing do profissional que vive atuando em obras, reuniões, visitas a fornecedores, prospecção de novos clientes, etc,



ERROS PROFISSIONAIS

Evitar trabalhar sob a denominação “FAZ TUDO”, além de impreciso este termo deixa claro a falta de especialização e dificulta a padronização dos serviços e a determinação dos níveis dos serviços prestados.

Manter o espaço de trabalho desordenado dificulta o trabalho e torna o mais lento.
Informações além de precisas devem estar disponíveis sempre que necessárias.
O escritório necessita ser disciplinado as coisas devem estar sempre no devido lugar.


É claro que este escrito não     aborda de forma  abrangente o assunto, para isso seria necessário o auxílio de um profissional de  marketing. Assim como eu me vi preocupado em como  desenvolver a apresentação do meu trabalho e agir de forma mais efetiva, creio que  existam outros tantos preocupados com o mesmo, por isso resolvi compartilhar o resultado de minha pesquisa e os primeiros passos nos estudos sobre  a melhor maneira de negociar meu trabalho. Espero que  este documento contribua de alguma forma para  a aquisição de conhecimento que tanto precisamos.